Depressão na Terceira Idade em tempos de Pandemia

A convite da Pascom (Pastoral da Comunicação) da Paróquia Nossa Senhora das Graças de Vila Antonieta, o psicólogo Márcio Rocha aproveitou o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio e conversou a respeito de depressão, ansiedade e luto, principalmente na terceira idade durante a pandemia que estamos vivendo.

Confira o bate-papo abaixo ou diretamente no Youtube:

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo.

São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. (fonte: setembroamarelo.com)

Dados do Ministério da Saúde, divulgados em 2018, apontam para a alta taxa de suicídio entre idosos com mais de 70 anos. Nessa faixa etária, foi registrada a taxa média de 8,9 mortes por 100 mil nos últimos seis anos. A taxa média nacional é 5,5 por 100 mil.