Os tapetes de Corpus Christi
Os tapetes de Corpus Christi foram montados por pessoas da comunidade da Paróquia Nossa Senhora das Graças da Vila Antonieta na manhã dessa quinta-feira (16).
Desde as 7h da manhã a comunidade se reuniu na entrada da igreja para a montagem dos tradicionais tapetes de Corpus Christi, montados utilizando pó de café, serragem, arreia e pedras coloridas, além de materiais reciclados como papelão, tampas de garrafas pet, etc.
Antes do meio dia, todos os trabalhos estavam finalizados, sempre com a união e colaboração de todos para finalizar todas as artes.
A Missa de Corpus Christi precidida pelo Pe. Valdir Silveira e a tradicional procissão sobre os tapetes acontece a partir das 15h na Paróquia Nossa Senhora das Graças.
Saiba mais sobre os tapetes de Corpus Christi
Os tapetes de Corpus Christi são uma tradição católica popular, que é comum em várias cidades do Brasil e Portugal, sendo confeccionados durante a celebração do dia de Corpus Christi. A prática, surgida em Portugal e posteriormente difundida no Brasil durante o período colonizatório, consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passará. Tradicionalmente os desenhos fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice.
No Brasil, a tradição é especialmente prevalente em cidades do Sudeste, sendo um componente importante da cultura de cidades históricas, como Ouro Preto. Para sua confecção, grupos de paroquianos reúnem-se na noite anterior ao dia de Corpus Christi, tornando a prática um espaço de sociabilização entre os fiéis. Em São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro, é confeccionado atualmente o maior conjunto de tapetes de sal da América Latina com 2 km de extensão.